Dicas de cuidados com a pele

Óleo Essencial de Cravo

O óleo essencial de cravo, cientificamente conhecido como Eugenia caryophyllus, é extraído através da destilação à vapor dos botões, das flores e das folhas do cravo, possuindo coloração amarelo palha a castanho, odor característico (“cheirinho de dentista”) e aroma picante, forte e penetrante. O principal e mais abundante componente encontrado no óleo é o Eugenol, nele encontramos diversos benefícios terapêuticos, principalmente, relacionados ao uso tópico, podendo-se destacar: ϖ Ação analgésica e anestésica, auxiliando na remoção de verrugas e calos, bem como em casos de onicocriptoses; ϖ Ação antisséptica, auxiliando no tratamento de micoses, frieiras e “pé-de-atleta”; ϖ Fortalecimento de unhas danificadas e enfraquecidas, restaurando o tecido do epinóquio (cutícula); ϖ Ação anti-inflamatória no processo de cicatrização de ferimentos; ϖ Anti-infeccioso; ϖ Ação desinfetante; ϖ Repelente de insetos diversos. Normalmente, recomenda-se o uso do óleo essencial de cravo, aplicando-o diretamente sobre a pele a ser tratada duas vezes ao dia. Mulheres gestantes e em período de amamentação devem procurar orientação médica adequada antes de iniciar o uso do óleo essencial de cravo, pois o mesmo possui efeito emenagogo. Produtos em linha da Prime Sense Podo Care com óleo essencial de cravo:

Onico repair 30ml

Óleo de amêndoas

A amendoeira, Prunus amygdalus Dulcis, originária da África, produz sementes achatadas, compridas e de cor amarela parda, contendo uma substância cuja consistência é dura, inodora e de sabor doce. Após a compressão dessas sementes, obtêm-se o óleo de amêndoas doce, um líquido límpido, de coloração amarela pálido, rico em vitaminas A, B1, B2, B6, B5, PP, proteínas, glicídios, além de vitamina E, que lhe confere potente ação antioxidante. Seu elevado uso em produtos cosméticos, deve-se à sua eficaz e potente ação hidratante devido ao alto teor de ácido oleico, também conhecido como Ômega 9, que é um dos ácidos graxos essenciais encontrados em maior concentração nas glândulas da pele e sebo humano, sendo, assim, responsável pela grande afinidade deste óleo com a pele. O óleo de amêndoas doce possui excelentes propriedades nutritivas (alto teor de vitaminas), emolientes, amaciantes, calmantes, protetora dos tecidos, melhora a flexibilidade e elasticidade da pele, o que explica seu uso no tratamento de estrias e rugas, cicatrizante e anti-inflamatória, estas pela alta concentração de zinco. Não irrita a pele – removedor de maquiagem e produtos para o bebê e gestantes Pode ser usado puro (óleos de massagens) ou em concentrações que variam de 2 a 10% em cremes, loções, leites de limpeza e batons. Produtos Prime Sense que contém óleo de amêndoas: Esfoliante em Creme Sem Enxágue 190g, Serum Hidratante e Emoliente de Cutícula 85g e Creme de Hidratação Intensiva 100g. Kit Lixas de Níquel Consumidor

Oléo essencial de Melaleuca

O uso de plantas medicinais e seus metabólitos secundários, os óleos essenciais datam desde a antiguidade possuindo diversas propriedades biológicas, na qual podemos destacar o uso do óleo essencial de Melaleuca, de origem australiana. O óleo essencial de Melaleuca alternifolia, também chamado de óleo de tea tree, é obtido através da destilação à vapor das folhas desta planta, possuindo uma cor amarela clara e forte aroma. O uso de seu óleo essencial se destaca nas formulações de produtos cosméticos, tanto os de uso profissionais quanto os de home care, e os farmacêuticos devido à variedade de ações benéficas à saúde e rotina dos seres humanos já comprovados em diversas pesquisas. - Altamente eficaz e seguro na sua ação como antibacteriano contra bactérias Gram positivas e Gram negativas, antifúngico e antivirais (com menor eficácia), podendo ser usado no tratamento de micoses de unhas; - Ação cicatrizante e anti-inflamatórias em feridas, cortes, fissuras e etc; - Ação antisséptica para procedimentos de limpeza e assepsia em geral (higienização de locais e equipamentos/aparelhos de trabalho, bem como a área do corpo a ser tratada, ex: cutículas de pés e mãos); - Utilizado como conservante natural em produtos cosméticos; - Eficiente no combate ao mau cheiro, por exemplo, dos pés; - Um dos únicos óleos essencial que podem ser usados diretamente na pele sem causar queimaduras.  Produtos Prime Sense com óleo essencial de melaleuca: - Onico Repair 30ml - Serum Hidratante e Emoliente de Cutícula 85g - Peda Hume em Gel 10g - Peda Hume em Gel 10g

Corte reto

Opte pelo corte reto das unhas, preservando os cantos da unha, isto evitará que elas encravem!

Unhas mais curtas

Procure deixar suas unhas mais curtas, assim você evitará o acúmulo de sujidades embaixo delas e previne-se de micoses e outras patologias!

Creme emoliente

Se suas unhas são muito grossas (espessa) opte por usar um creme emoliente antes de cortá-las, prevenindo danos, lascas e quebras da unha!

Cutícula

Evite retirar sua cutícula, ela é responsável pelo bloqueio da entrada de micro-organismos na matriz da unha. Procure, com cuidado, apenas empurra-las com o auxílio de uma espátula!

Hidrate suas cutículas

Hidrate muito e todos os dias suas cutículas, assim você evita e vai se desfazendo do hábito de remove-las, ao mesmo tempo que deixa elas fortes e saudáveis!

Removedores de esmalte livres de acetona

Procure sempre usar removedores de esmalte livres de acetona, a agressão às unhas será menor.

Deixe as unhas respirar

Deixar as unhas respirar pelo menos uma semana por mês ou dois antes de cada aplicação do esmalte é uma maneira de mantê-las saudáveis!

Utilize lixa descartável

Utilize sempre lixa descartável, pois a mesma retém fragmentos que favorecem o desenvolvimento de bactérias e fungos, sendo sempre de uso individual.

Hipoalergênicos

Invista sempre em boas linhas de esmalte e dê preferencias a itens hipoalergênicos, que possuem agentes hidratantes capazes de melhora a textura da lamina ungueal. Alguns contem substancias que ajudam a combater micro-organismos nocivos. Outros apostam em ingredientes de prometem dar uma forcinha extra no fortalecimento e crescimento.

Luvas descartáveis

Use sempre luvas descartáveis para os afazeres domésticos (limpeza da casa, lavar roupas, louças) e no contato com produtos químicos, assim você evita a agressão as unhas e cutículas que podem levar a desidratação e enfraquecimento!

Produtos Prime Sense relacionados as 10 dicas

Onico Repair

Saiba Mais

Sérum Hidratante e Emoliente de Cutículas

Saiba Mais

Esfoliante em Creme

Saiba Mais

Creme de Hidratação Intensiva

Saiba Mais

O SPA dos pés Prime Sense foi desenvolvido para proporcionar resultados satisfatórios para os clientes e lucro para os profissionais.

Oferecer os serviços de SPA dos pé Prime Sense é uma excelente forma de fidelizar seus clientes, garantir recorrência em seus atendimentos e indicação de novos clientes.

Um ambiente agradável e confortável é essencial para transmitir prazer aos clientes que frequentam o SPA.

Com a linha de produtos para o SPA dos Pés Prime Sense você proporcionará resultados excepcionais no serviço de Renovação Celular.

O que é o serviço de SPA de renovação celular?

É um conjunto de 3 passos, 1º Limpeza, 2º Esfoliação e 3º Hidratação Intensiva para mãos, pés e pernas. Com a utilização dos produtos Prime Sense Cosméticos proporcione excelentes resultados nos tratamentos dos seus clientes.

Siga os passos e surpreenda-se com os resultados

Passo 1: Fluído de Limpeza Prime Sense

Aplique algumas borrifados do produto no local do tratamento (mãos, pés e pernas), em seguida massageie até obter absorção total e evaporação do produto. Este procedimento garante uma limpeza profunda da região a ser tratada.

Fluido de Limpeza Podo Care 365ml

Passo 2: Esfoliante em Creme Prime Sense

Aplique uma pequena quantidade do Esfoliante em Creme Prime Sense na região a ser tratada e massageie até obter a completa absorção do creme e as microesferas esfoliantes se desprendam e caiam da pele. Este procedimento garante a renovação celular, eliminando as células mortas e iniciando a hidratação da região!

Esfoliante em Creme Sem Enxágue 190g

Passo 3: Creme de Hidratação Intensiva Prime Sense

Aplique uma pequena quantidade do Creme de Hidratação Intensiva Prime Sense na região e com o auxílio de algumas borrifadas d’água ou soro fisiológico, realize uma massagem com movimentos leves, suaves e circulares na região, durante alguns minutos.

Creme de Hidratação Intensiva 100g

Compre agora mesmo o Kit de SPA Prime Sense!

                  Fale com um dos nossos atendentes e conheça mais sobre o procedimento, valores e lucros que vc pode ter!

Acabe com aquele odor desagradável que fica na pele!

Quem nunca sentiu um odor desagradável de alguém e até mesmo em seu próprio corpo?

Esse mau-odor é causado pela liberação de derivados de proteínas e ácidos carboxílicos altamente voláteis presentes em nosso corpo.

Através da decomposição natural desses elementos realizada por bactérias de lipídeos e proteínas provenientes da sudorese apócrina (um dos tipos de glândulas sudoríparas presentes em nossa pele) o mau odor surge.

Atualmente, existe uma tendência em se diminuir a utilização de sais de alumínio e triclosan e optar por produtos menos agressivos e mais naturais para o combate do mau-odor corporal. Uma alternativa para isso é o uso de um agente desodorante com certificação ECOCERT, o poyglyceryl-3 caprylate.

Este ativo atua inativando a ação das bactérias responsáveis pela degradação do suor, com ação imediata e em longo prazo. É um agente desodorante derivado vegetal, que age como co-emulsionante e antimicrobiano capaz de reduzir o mau-odor causado pela decomposição das bactérias a baixa concentração. Ele atua em duas frentes contra as bactérias causadoras do mau-odor: uma ação imediata e uma ação de acordo com a transpiração. A ação imediata na inativação bacteriana é realizada pelo Polyglyceryl-3-caprylate. A partir da produção do suor, e consequente crescimento bacteriano e liberação de enzimas, acontece a clivagem enzimática do Polyglyceryl-3-caprylate liberando-se o ácido caprílico que também age inativando as bactérias.

Previne-se do mau odor seguindo algumas dicas básicas:

  • Lave bem os pés com água e sabão e não esqueça de secar muito bem, principalmente entre os dedos
  • Use tecidos de algodão que absorvem melhor a umidade corporal
  • Evite usar a mesma meia e calçados todos os dias
  • Higienize seus calçados com o Fluido de limpeza da Prime Sense e exponha-os sempre ao sol
  • Utilize produtos que contenham agentes desodorantes, desodorizantes

Os produtos Prime Sense possuem em sua maioria esse agente. Encontre:

Fatores genéticos, hormonais e condições ambientais, como tempo frio e/ou seco, vento, exposição ao sol sem proteção solar, banhos quentes e demorados, bem como, a falta de ingestão de água e agressões diárias a pele (atrito, uso de detergentes, produtos químicos, uso de roupas inadequadas) pode levar a pele a uma condição de pele seca.

A pele seca caracteriza-se por apresentar alteração da sua função barreira, apresentando descamação, ressecamento, vermelhidão, fissuras, falta de luminosidade, maciez, elasticidade, viço, envelhecimento precoce, irritações e infecções, sensação de desconforto e aparecimento de linhas de desidratação!

Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea (função barreira) e evitar esses problemas.

É essencial o uso de cremes de hidratação adequados para cada tipo de pele e específicos para o rosto e corpo para mantermos a pele integra, pelo menos uma vez ao dia! O mesmo deve ser aplicado pelo corpo todo e com maior atenção as partes que tendem a apresentar maior ressecamento, como: cotovelos, joelhos, pernas, pés e mãos!

O hidratante de escolha deverá ser o de maior riqueza em sua formulação para poder repor os nutrientes perdidos dessa pele, e fornecer a proteção suficiente para que possa se manter integra e hidratada!

Dicas:

  • Aproveite os primeiros minutos após o banho para aplicar o hidratante, assim sua pele estará com os poros dilatados, temperatura adequada (mais quente) e úmida o suficiente para aumentar a absorção do creme hidratante e potencializar a ação do mesmo!
  • Cuide da ingestão de água diária, ingerindo ao menos 2 litros de água que poderá ser na forma de chás e sucos, também! Evite o uso exagerado de açúcar e adoçantes!
  • Procure usar sempre sabonetes líquidos e não os de barras. O mesmo respeita melhor o pH fisiológico da pele evitando ressecamentos e agressões.
  • Cuide da esfoliação de sua pele, renovando-a a cada quinze dias.
  • Alimente-se bem ingerindo sempre verduras e legumes que contenham muitas fibras
  • Utilize um hidratante de excelência e rico de formulação

Creme de Hidratação Intensiva 100g

Esfoliante em Creme Sem Enxágue 190g

São lesões que surgem, exclusivamente, nas mãos e pés, e possuem um líquido viscoso resultante de processos inflamatórios.

A palavra disidrose é composta pelo prefixo des, que significa defeito, falha ou dificuldade, e hidrose, que representa a produção de agua.

Pode ser totalmente assintomática, coçar pouco, coçar intensamente ou/e apresentar ardor quando há fissuras na pele.

Não é raro as pessoas suspeitarem que a doença se deve ao aumento do ácido úrico no organismo, problemas renais ou ainda ao uso excessivo do álcool.

Como se trata?

A maioria das crises tem resolução espontânea no período de uma a três semanas. O intervalo entre os surtos pode ser de semanas a meses. Se as vesículas se romperem acidentalmente, recorte a pele solta, e mantenha a superfície limpa lavando a duas vezes ao dia com um sabão antibacteriano. Aplique um creme cicatrizante e um curativo. Entretanto, como a disidrose pode ser sintomática, algumas medidas tais como alívio destes sintomas e proteção local, podem ser necessárias, além da medicação tópica (na lesão) mais adequada, dependendo se o quadro for agudo (com lesões úmidas) ou crônico (com lesões secas).

Casos raros mais graves exigem tratamento por via oral. O paciente deve ser orientado se a doença é agravada por estresse ou sudorese abundante.

Evite furar as vesículas, pois isto aumenta a possibilidade de infecção e ardor.

Tratamento podológico:

Faz-se a antissepsia com álcool 70% em toda região do pé. Em seguida, aplica-se uma camada de emoliente envolvido com gaze. Envolver com filme por 10 minutos. Após a emoliencia, efetuar o debaste dos tecidos desvitalizados (crostas) com lamina descartável ou lixa. A seguir, fazer novamente a antissepsia e proceder com a hidratação.

Creme de Hidratação Intensiva 100g

Fluido de Limpeza Podo Care 365ml

Mais do que limpeza, estamos falando de assepsia! Conheça os benefícios desse produto!

Pensando na segurança, qualidade e eficácia nos procedimentos de podologia e manicures/pedicures, a Prime Sense desenvolveu um fluído para limpeza profunda.

O fluido de limpeza tem ação higienizante, umectante, refrescante e desodorante para pés, mãos e unhas. Sua formula é enriquecida com óleos essenciais de melaleuca, tomilho e lemon grass, sendo ideal para higienização profunda antes e pós procedimentos dos pés e mãos.

Possui o diferencial de conter um agente desodorante vegetal (prevenção de maus odores) e alta concentração de álcool que garante uma limpeza profunda, asséptica e maior segurança na prevenção de infecções e contaminações!

Este fluido, também, pode ser utilizado para:

  • Higienização de calçados;
  • Prevenção de maus odores;
  • Desodorante diários para os pés;
  • Limpar/higienizar unhas com micoses.

Dica: o cheirinho agradável dos óleos essenciais de melaleuca, tomilho e lemon grass auxiliam a neutralizar a bromidose (chulé).

Fluido de Limpeza Podo Care 365ml

Manicures e podólogos podem se contaminar com as Hepatites B e C em seu dia-a-dia.

As hepatites virais B ou C são doenças infecciosas que ocorrem somente em humanos, sendo um grave problema de saúde pública na atualidade.

A hepatite B tem como principal forma de transmissão a via sexual, sendo considerada uma Doença Sexualmente Transmitida (DST). Sua transmissão também pode ocorrer pelo contato com sangue contaminado das pessoas doentes, por transfusão sanguínea (muito raro hoje em dia); pela utilização de seringas e agulhas contaminadas em injeções; no compartilhamento de drogas injetáveis; procedimentos tais como manicures, podólogos, colocação de piercing, realização de tatuagens e acupuntura, com material que não tenha sido limpo adequadamente e esterilizado depois da utilização em cada indivíduo.

A principal forma de transmissão do vírus da hepatite C é o contato com sangue das pessoas doentes. Após a descoberta do vírus da hepatite C em 1993, passou a ser realizada a triagem deste vírus em bancos de sangue, não sendo mais esta uma via de transmissão.

Para impedir esse perigo, esses profissionais devem seguir algumas recomendações básicas de higiene e de procedimento, evitando assim riscos à saúde:

  • Utilizar sempre luvas descartáveis em cada cliente;
  • Lavar as mãos antes de iniciar e no final do atendimento de cada cliente;
  • Esterilizar alicates de cutículas esterilizados em estufa ou autoclave. Forninhos não são suficientes para matar microrganismos;
  • Usar palito de madeira, lixas esfoliantes descartáveis para cada cliente;
  • Bacias e potinhos de água devem sempre ser lavados com água e sabão e estarem revestidas com um plástico descartável;
  • Procure orientar a sua cliente que ela tenha e sempre traga o seu próprio kit (lixas, palitos, alicates e esmaltes e toalhinha).
  • Outros cuidados no salão de beleza:
  • Ceras de depilação nunca devem ser reutilizadas, o aquecimento não é suficiente para matar os microrganismos;
  • Escovas e pentes de cabelos devem sempre ser lavados com água e sabão e estarem sempre livres de fios de cabelos do cliente anterior;
  • Maquiagens de olhos e bocas quando compartilhadas podem causar conjuntivite e herpes.

Vacine-se  

Para a prevenção da Hepatite B existe uma vacina bastante eficaz, mas são necessárias as três doses para garantir a proteção. A vacina para hepatite B está disponível no SUS para pessoas até 49 anos ou que pertençam a grupos com maior vulnerabilidade como gestantes, trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais, manicures, populações indígenas, doadores regulares de sangue, gays, lésbicas, travestis e transexuais, profissionais do sexo, usuários de drogas, pessoas com IST.

Para a Hepatite C não existe vacina até o momento.

Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados!

Os procedimentos básicos que salões de beleza e clínicas de podologia devem seguir para manter-se protegidos de contaminações que possam causar patologias, infecções e outras são:

 

LIMPEZA:
Remover as sujidades e microrganismos (parcial) de superfícies, artigos e áreas, utilizando água com sabão ou detergente.

 

ASSEPSIA:
Reduzir o número de microrganismos de camadas superficiais ou profundas da pele, utilizando álcool 70ºGL.

 

DESINFECÇÃO:
Destruir a maioria dos microrganismos (exceção de esporos bacterianos) em superfícies, artigos e instrumentos, usando compostos clorados, iodóforos, compostos fenólicos e/ou álcool 77ºGL.

 

ESTERILIZAÇÃO:
Destruir todas as formas de vida microbiana e artigos e instrumentos, aplicando-se agentes físicos e químicos, com o uso de estufas e/ou autoclave.

Inclua esses procedimentos em seu estabelecimento e ofereça maior segurança, cuidado  e carinho para os seus clientes!

Fluido de Limpeza Podo Care 365ml

Há muito, a indústria farmacêutica e cosmética realiza respeitáveis pesquisas para combater algo tão comum que nos acomete simplesmente por frequentar o vestiário de um clube, usar sapato fechado, além de outras circunstâncias banais, e, invariavelmente, por estarmos com baixa imunidade em algum momento chave para os fungos que devoram as células sadias da unha e todo seu entorno.

Existem cerca de 100 tipos de fungos que causam as micoses de unhas, porem como eles estão em todas as partes, praticamente todas as pessoas ficam expostas a eles e quando encontram condições favoráveis os fungos se reproduzem e podem desencadear uma infecção.

As micoses de unhas, onicomicoses, normalmente são micoses superficiais onde os fungos ficam na camada externa da pele, ao redor de pelos ou nas unhas, alimentando-se de uma proteína chamada de queratina.

Os tratamentos podem ser de uso local, sob a forma de cremes, soluções ou esmaltes. Em caso de acometimentos superiores a 30% de uma unha ou várias unhas acometidas ao mesmo tempo é necessário tratamento via oral também. A duração é, em média, de 6 meses, podendo chegar a 1 ano, pois depende do crescimento das unhas, que é lento. A persistência é fundamental para o sucesso do mesmo. O tratamento deve ser orientado por um dermatologista! Evite a automedicação, pois ela pode mascarar sintomas. Não interrompa o tratamento antes do tempo recomendado pelo dermatologista, mesmo que ache que a unha melhorou, pois, a infecção pode ainda estar presente e isso pode levar a cura incompleta.

Qual a composição ideal de um cosmético para tratamento de onicomicoses?

Sabemos que muitos dos medicamentos e cosméticos são derivados das plantas. Delas originam os óleos essenciais, substancias puras e extremamente potentes e eficazes.

Há estudos que relatam que o uso de óleos essenciais foram os mais potentes para o tratamento de onicomicoses. Inclui-se nesses estudos a junção de óleo de cravo, melaleuca e tomilho associado ao uso de óleo de girassol (por ser rico em antioxidante e vitamina E), sendo o tratamento mais efetivo para as onicomicoses.

Esses três óleos essenciais foram pesquisados e estudados, concluindo-se que os três juntos (melaleuca, tomilho e cravo), abrangem com maior eficácia os principais fungos causadores de micoses. Por isso a Prime Sense, formulou o Onico Repair, altamente concentrado para eliminar de vez as micoses de unha e frieiras!

Onico Repair 30ml

O pé diabético consiste em uma série de alterações anatomopatológicas e neurológicas periféricas que ocorrem nos pés e pernas de pessoas acometidas pela diabetes mellitus. Essas alterações constituem-se de neuropatia diabética, problemas circulatórios, infecção e menor circulação sanguínea no local, devido a ação destrutiva do excesso de glicose no sangue. Em nível vascular, causa endurecimento das paredes dos vasos, além de sua oclusão, o que faz a circulação diminuir, provocando isquemia e trombose. Esta complicação normalmente decorre da falta de sensibilidade nos membros inferiores, junto à deficiente cicatrização, que faz com que pequenos ferimentos possam se tornar uma ulceração, evoluindo, quando não caudados, para um processo de necrose e amputação.

Os sintomas para diagnóstico são: neuropatia (diminuição ou perda total de sensibilidade), calosidades, alterações nas unhas, pela diminuição da circulação com diminuição ou ausência dos pulsos arteriais distais (pulsos dos pés), esfriamento dos pés com palidez ou arroxeamento dos dedos ou dos pés.

A neuropatia e a isquemia podem diminuir a viabilidade da pele e das unhas e prejudicar a resposta imune normal, aumentando assim a susceptibilidade de pele e unhas a infecções. Além disso, a perda da sensação protetora torna os pés mais vulneráveis ao trauma e, juntamente à diminuição da viabilidade tecidual, aumenta a probabilidade de ruptura da pele e possível infecção secundaria.

Os profissionais de saúde devem estar totalmente aptos a identificar as patologias de pele e unhas e reconhecer a necessidade de tratamento. Bem como os pacientes devem ser encorajados a realizar inspeções diárias dos seus pés para promover e manter a saúde destes.

A anidrose (pele seca) é frequentemente observada no pé diabéticos esta situação se deve geralmente a má circulação ou neuropatia, especialmente a autonômica. Isto pode causar uma redução na transpiração dos pés que, posteriormente, leva à pele seca, aumentando a probabilidade de formação de calos ou fissuras da pele.

O uso diário de emolientes pode aliviar esta pele seca e os doentes devem ser incentivados a utiliza-los para evitar complicações, tais como, fissuras, que são uma porta de entrada a micro-organismos. No entanto os emolientes não devem ser aplicados entre os dedos, pois isto aumento o risco de infecção por Tinea pedis (pé de atetla)

O creme de hidratação intensiva da Prime Sense promove uma hidratação e ajuda a barreira epidérmica por possuir ingredientes umectantes (retêm água pele), emolientes (preenchem as camadas da pele, melhorando a textura, maciez, viço e flexibilidade) e oclusivos (lipídeos que formam película de proteção para pele).

Examine seus pés todos os dias: preste atenção em mudanças de coloração e temperatura; olhe cada um dos dedos e entre eles; procure por infecções, cortes, bolhas, calos, feridas. Se não conseguir fazer isso sozinho, peça ajuda a um familiar ou amigo, use um espelho para olhar a sola dos pés.

Creme de Hidratação Intensiva 100g

A erisipela é uma doença que atinge, principalmente, os idosos, devido à fragilidade do seu sistema imunológico e aos problemas de circulação que os acometem.
Conhecida também como linfangite estreptocócica, é causada por uma bactéria (streptococcus) que atinge a camada mais profunda da derme (derme profunda e hipoderme), deixando a pele avermelhada.
Se não curada totalmente, fica com a aparência de uma casca de laranja dando chance para que novas bactérias se instalem, culminando com a amputação do membro atingido.
Acomete, geralmente, os membros inferiores, pois, são os mais afetados quando a circulação sangüínea é deficitária, ambiente ideal para que tal bactéria se instale.

A bactéria pode se instalar no corpo através de inflamações e micoses nas unhas, pequenas úlceras causadas por frieiras e bolhas, cortes de calos ou eponíquio (cutícula), pelas fissuras plantares, causadas pelo ressecamento da pele e até pelo excesso de sol.

O tratamento é feito através de antibióticos. Mas, se a bactéria se alastra por toda perna, associada com outras doenças como, por exemplo, o diabetes, pode ser necessário a amputação.

Seus sintomas são febre, mal-estar, cansaço, dores de cabeça e vômitos, também são sintomas da doença.

Se não curada totalmente, fica com a aparência de uma casca de laranja dando chance para que novas bactérias se instalem, culminando com a amputação do membro atingido.
A doença tem início com a febre, que costuma permanecer por 4 dias e pode regredir espontaneamente.

O diagnóstico só pode ser feito por meio do exame clínico. No exame de sangue pode ser identificada a bactéria que está causando a doença.

O que pode acontecer se o tratamento for inadequado?

Caso o tratamento seja inadequado e a doença volte a reincidir (erisipela de repetição), surgem manchas escuras na pele que não desaparecem mais.
Isso ocorre porque o paciente abandona os medicamentos antes do tempo, pois vê os sintomas desaparecerem.
Na repetição da doença, pode se tornar crônica, causando problemas sérios nos vasos linfáticos.

Quais são as pessoas que correm maior risco de contrair a Erisipela?

Podemos considerar como grupo de risco pessoas; obesas, fumantes alcoólatras, diabéticos e quem têm imunodeficiência.
Caso o paciente tenha tido algum inchaço (edema linfático) ou úlcera na pele estará pré-disposto ao problema.
A erisipela pode também ocorrer nos braços, quando mulheres com câncer no seio, retiraram parte dele e gânglios da região.
Se houver o ressecamento da pele, pode facilitar o acesso da bactéria.

Como prevenir essa doença?

Com atitudes simples como:

  • Após o banho secar bem entre os dedos dos pés, se for preciso, usar um secador na temperatura fria;
  • Sempre usar meias de algodão;
  • Tratar frieiras e fissuras rapidamente;
  • Evitar calçados que danifiquem os pés e manter a pele dos pés e corpo, sempre hidratada.

Calor, rubor e dor são três sintomas de inflamação que a medicina conhece há muito tempo e que se manifestam também na erisipela, um tipo de celulite (infecção da pele) provocada por bactérias que, encontrando uma porta de entrada nas camadas mais superficiais da pele, espalham-se formando uma mancha vermelha, quente e dolorosa. Dentro do organismo, a proliferação das bactérias faz com que sejam liberadas toxinas que provocam febre, dor de cabeça e mal-estar.

Normalmente, as lesões da erisipela aparecem mais nas pernas e nos pés, embora possam surgir também na face. O tratamento da erisipela precisa ser seguido à risca para evitar crises de repetição que podem evoluir para complicações graves.

REGIÃO MAIS AFETADA

A psoríase é uma doença genética, inflamatória e crônica, um distúrbio hereditário da pele, ou seja, nasce com seu portador, podendo se manifestar em qualquer fase da vida, não contagiosa. O seu curso depende de fatores genéticos, comportamentais e ambientais.

Acredita-se que ela se desenvolve quando os linfócitos T (células responsáveis pela defesa do organismo) começam a atacar as células da pele. Inicia-se, então, respostas imunológicas que incluem dilatação dos vasos sanguíneos da pele, produção de glóbulos brancos para combater a infecção – como as células da pele estão sendo atacadas, a produção das mesmas também aumenta, levando a uma rapidez do seu ciclo evolutivo, com consequente grande produção de escamas devido à imaturidade das células.

Esse ciclo faz com que ambas as células mortas não consigam ser eliminadas eficientemente, formando manchas espessas e escamosas na pele. Normalmente, esta cadeia só é quebrada com tratamento.

Os sintomas da psoríase variam de paciente para paciente, conforme o tipo da doença, mas podem incluir:

  • manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas
  • pequenas manchas escalonadas
  • pele ressecada e rachada, às vezes, com sangramento
  • coceira, queimação e dor
  • unhas grossas, sulcadas ou com caroços
  • inchaço e rigidez nas articulações

Alguns fatores podem aumentar as chances de uma pessoa adquirir a doença ou piorar o quadro clínico já existente, dentre eles:

  • Histórico familiar – Entre 30 e 40% dos pacientes de psoríase tem histórico familiar da doença.
  • Estresse – Pessoas com altos níveis de estresse possuem sistema imunológico debilitado.
  • Obesidade – O excesso de peso pode aumentar o risco de desenvolver um tipo de psoríase, a invertida, mais comum em indivíduos negros e HIV positivos.
  • Tempo frio, pois a pele fica mais ressecada; A psoríase tende a melhorar com a exposição solar.
  • Consumo de bebidas alcóolicas.
  • Tabagismo: o cigarro não só aumenta as chances de desenvolver a doença, como também a gravidade da mesma quando se manifesta.

Embora não seja contagiosa, existe muito preconceito, causando impacto na vida social do portador.

O podologo é o profissional que irá ajudar o paciente, incluindo procedimentos como os de hidratações intensivas nos pés.

Creme de Hidratação Intensiva 100g

Assim como o cabelo, as unhas são anexos da pele e apresentam células epiteliais modificadas, sendo compostas basicamente por queratina – uma proteína fibrosa que confere resistência, elasticidade e impermeabilidade, para garantir ainda mais força, elementos ricos em enxofre agem como uma espécie de cola, que unem as fibras de queratina. Podemos encontrar, ainda, magnésio, cálcio, zinco, ferro e cobre.

Vale dizer que as unhas crescem, em média, 3mm por mês, mas isso pode variar bastante. As das mãos são mais ligeirinhas que as dos pés. As masculinas, em geral, são mais rápidas do que as femininas.

Estrututa das unhas (Figura 01 ao lado)

A parte visível, tanto nas mãos quanto nos pés, é a lâmina ungueal (células mortas e, por isso, não dói cortá-las). Logo abaixo fica o leito, uma película fortemente aderida à lâmina. Existe ainda a prega periungueal, uma dobra de pele nas laterais. O eponíquio, a famosa cutícula, é o tecido que margeia a lâmina. E, finalmente, há a matriz, escondida sob a cutícula, responsável pelo crescimento (uma parte dela, a lúnula, é bem conhecida e aparece em forma de meia-lua, na base).

Patologias das unhas (Figura 02 ao lado)

Outras alterações ungueais que podem indicar patologias fisiológicas (Figura 03 ao lado)

Fique sempre bem atento nas aparências de suas unhas e qualquer sinal de alteração procure sempre o profissional especialista (podólogo, dermatologista)!

Onico Repair 30ml

Serum Hidratante e Emoliente de Cutícula 85g

Esfoliante em Creme Sem Enxágue 190g

Creme de Hidratação Intensiva 100g

Fluido de Limpeza Podo Care 365ml

Peda Hume em Gel 10g

Quando falamos de hidratação, precisamos primeiro entender quais os tipos de hidratações existente no mercado cosmético, como funcionam, como identificar esses ingredientes nos rótulos das embalagens e por fim, como escolher o melhor hidratante e me beneficiar dos seus atributos.

Sabemos que nossa pele possui a capacidade de reter água dentro de suas células especializadas, permitindo que ela circule entre as estruturas celulares e assim, garantindo a hidratação e integridade da pele.

Entretanto, a falta de ingestão adequado diária de água, o excesso de atrito ou qualquer tipo de agressão podem causar perda da hidratação, pois houve dano à camada lipídica do estrato córneo, responsável pela proteção contra perda de agua intracelular.

Para reverter ou prevenir esse quadro de desidratação da pele, contamos com os mais diversos cremes de hidratações disponíveis no mercado. Tais cosméticos possuem em suas formulações diversos ingredientes que agem em mecanismos de hidratações diversos, conheça-os!

Principais mecanismos de hidratação:

  • Formação de barreira, filme oclusivo: ativos (vaselina, lanolina, óleo mineral ou parafina, silicones e ceras) que irão impedir a evaporação da água que está dentro da pele, reduzindo de imediato, o aspecto áspero e ressecado da pele.
  • Umectação: ativos (glicerina, sorbitol, pantenol) que irão absorver a água presente no meio do ambiente, levando-a para dentro a pele.
  • Fortalecimento da barreira lipídica: ativos (ceramidas) que irão manter a estrutura da pele organizada e firme, após um período de tratamento aumenta-se a hidratação e reduz a aspereza da pele.
  • Hidratação biológica: ativos tecnológicos (aquaporinas-3) que dinamizam o fluxo de água dos canais de irrigação da pele presentes dentro da pele.
  • Síntese de ácido hialurônico: ativo (ácido hialurônico) que irá aumentar a hidratação da pele por ser capaz de absorver água do meio ambiente.
  • Aumento do NMF (Fator Natural de Hidratação) – ativos (PCA-Na, lactato de sódio, ureia, íons, aminoácidos) que constituem o fator natural de hidratação que está presente em nossa pele.

A combinação de ingredientes oclusivos e umectantes promovem ações para reconstituir e manter a hidratação e função da barreira da epiderme. O uso adequado de hidratantes proporciona o aumento do conteúdo de água na pele, prevenindo os danos causados pelo ressecamento e tornando a pele suave e macia, além de proteger a pele danificada ou exposta a agentes irritantes.

Um bom hidratante para as áreas extremamente ressecadas, como pés, pernas, cotovelos e joelhos devem possuir justamente essa combinação de agentes hidratantes oclusivos e umectantes!

Creme de Hidratação Intensiva 100g

Esfoliante em Creme Sem Enxágue 190g

Serum Hidratante e Emoliente de Cutícula 85g

Cuidar da pele é uma questão de higiene, beleza e saúde, por isso é muito importante cohencer sua constituição, suas propriedades e funções, para que assim possamos trata-la de maneira  eficiente.

pele (cútis ou tez), em anatomia, é o órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pelosunhas, glândulas sudoríparas e sebáceas), reveste externamente todo o corpo, sendo considerada o maior órgão do corpo humano e o mais pesado.

 

Qual a importância da pele?

A pele é importante pois exerce funções, como: proteção térmica, mecânica, química e biológica, e regulação térmica através da produção de suor e da circulação sanguínea, além da síntese de vitamina D que é de extrema importância para o nosso sistema ósseo!

Como é a minha pele por dentro?

A pele é constituída por três camadas: a mais interna sendo a hipoderme, a intermediária sendo a derme e por fim e mais superficial, a epiderme. Cada camada apresenta sua função essencial.

DERME: ricamente vascularizada (rica em veias, artérias e vasos sanguíneos) e inervada (nervos) é a camada de apoio e suporte da pele. Contém fibroblastos que são células responsáveis pela síntese de fibras essenciais (colágeno e elastina) responsáveis pela flexibilidade e elasticidade da pele. Também, participa nos processos de imunidade do organismo, por apresentar em sua estrutura os mastócitos. Na derme, ainda encontramos as glândulas sebáceas (produzem uma secreção de sebo, para lubrificar e impermeabilizar a pele e os pelos, aqui logo podemos dizer que essas glândulas não estão presentes nas solas das mãos e pés, por isso o maior ressecamento dessas áreas!) e as glândulas sudoríparas (responsáveis pelo suor). Na derme temos uma estrutura denominada glicoproteína, que possui uma alta capacidade de atrair água para a pele.

EPIDERME: tem como apoio a derme e é constituída por sucessivas camadas de células, os queratinócitos que se deslocam para a superfície tornando se os corneócitos que irão formar a camada córnea (barreira física de proteção contra perda de água e danos externos). Compara-se, frequentemente, a camada córnea a um muro, onde os tijolos são os corneócitos fixos pelo cimento lipídico, o cimento intercelular, composto por sebo, lipídeos, agua e suor.  Esse processo de transformação do queratinócito em corneócito leva um período de 26 dias e pode ser auxiliado/acelerado com o uso de esfoliantes.  É no centro da epiderme, em sua profundidade que se encontram os melanócitos, célula envolvida na síntese de melanina, a grande responsável pela pigmentação da sua pele. Também, é na epiderme onde encontramos os neurotransmissores (células de Merkel), células responsáveis pelo sensorial, tato!

HIPODERME: a camada mais profunda da pele. Encontramos células adiposas (células de gordura), tecido fibroso denso, vasos sanguíneos e linfáticos de maior calibre e de onde nascem as glândulas sebáceas e sudoríparas. Esta camada de pele serve como depósito nutritivo de gordura, isolamento térmico e é ela quem modela a superfície da pele!

Além de toda essa estrutura de células que trabalham em conjunto para manter o funcionamento adequado da pele é de extrema importância o hábito de uma alimentação saudável para a nutrição da pele, bem como evitar a agressão física (atrito) e química (produtos de limpeza, sabões e cosméticos agressivos) sobre a pele, evitando futuros danos!

Agora que você já conhece como sua pele funciona, aproveite para cuidar melhor dela com os produtos da Prime Sense! Utilize:

Fluido de Limpeza Podo Care 365ml

Creme de Hidratação Intensiva 100g

Serum Hidratante e Emoliente de Cutícula 85g

Esfoliante em Creme Sem Enxágue 190g

Peda Hume em Gel 10g

Onico Repair 30ml

BRASCARE COSMÉTICOS LTDA

Rua Pretória, 1008 - Salão 02 | São Paulo - SP | CEP 03416-000

11 2036-8949 | 11 97536-2286